QUEM SOMOS
 /  Quem Somos

O IIB, Instituto Ítalo-Ibero Brasileiro de Estudos Jurídicos, é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, apartidária, idealizada para promover estudos e debates dos temas jurídicos nacionais e internacionais mais relevantes para a sociedade, particularmente na área jurídica, em âmbito nacional e internacional, objetivando permanente compromisso científico.

O IIB tem, dentre suas principais metas, o intercâmbio de ideias no campo do Direito de forma independente. Sua atuação tem apoio de prestigiadas instituições, principalmente universidades brasileiras e europeias, destas em especial as de Portugal, Espanha e Itália.

A gênesis do instituto encontra-se no consagrado Seminário Ítalo-Ibero-Brasileiro, já em sua 13ª edição, a que se somam mais 21 edições de seminários internacionais que lhe precederam, o que certifica sua tradição.

 

 

Membros do Instituto
Ítalo-Ibero Brasileiro

Carlos Fernando Mathias

Presidente

Professor titular da Universidade de Brasília (UnB), ora aposentado. Magistrado federal aposentado e vice-presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil. Foi Subprocurador-Geral do Distrito Federal, tendo, atualmente, retornado à advocacia.

fernando
auria-galindo

Auria Belo Galindo

Vice-Presidente

Procuradora do Estado de São Paulo (Aposentada); Expertise em Direito Público/Administrativo e Direito Tributário; Professora Universitária aposentada de Direito Administrativo, Tributário e Teoria Geral do Estado; Conferencista; Sócia Fundadora da Galindo Sociedade de Advogados.

Fernanda Mathias de Souza Garcia

Diretora Administrativa

Pós-graduada em Direito Romano pela Universidade de Roma II “Tor Vergata” e em Direito Administrativo pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Professora de Direito Administrativo do Centro Universitário de Brasília – UNICEUB. Assessora de Ministro no Superior Tribunal de Justiça – STJ. Ex-Conselheira do Conselho Penitenciário do Distrito Federal – COPEN. Concursada do Supremo Tribunal Federal – STF.

fernanda-mathias
joao-galindo

João Galindo

Diretor Financeiro

Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo. Especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (COGEAE). Extensão Universitária pela Universidade de Coimbra/Portugal. Foi membro da Banca Marcelo Figueiredo Advogados. É Sócio Fundador da Galindo Sociedade de Advogados.

Luiz Antônio Mendes

Diretor de Tecnologia

Profissional de Tecnologia da Informação há mais de 30 anos. Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Brasília, Mestre em Informática pela UFPb (atual UFCG), MBA em Estratégia Empresarial pela FGV-Brasília e Profissional Certificado PMP/PMI na área de Gerência de Projetos. É também Bacharel em Direito pelo Uniceub – Brasília-DF tendo sido aprovado no exame de Ordem.

Atuou como Diretor de Infraestrutura Tecnológica, Diretor de Planejamento e Projetos de TI, Coordenador de Escritórios de Projetos e Secretário de TI no Poder Judiciário. Possui experiência em ações de Planejamento Estratégico, Gerência de Projetos, Auditoria de Sistemas de Informação e Governança de TI para órgãos governamentais.

Atua como instrutor e palestrante nas áreas de Gerência de Projetos e Governança de TI em instituições públicas e privadas.

luis-antonio

Conselho Científico

rui-manuel

Professor Doutor Rui Manuel de Figueiredo Marcos

Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

antonio-monteiro

Professor Doutor António Pinto Monteiro

Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

jose-julio

Professor Doutor Jose Julio Fernández Rodríguez

Professor Titular da Universidade de Santiago de Compostela

maria-pia

Professora Maria Pia Baccari

Professora Titular da Universidade de Roma – LUMSA – Libera Università Maria SS.

fillipo

Professor Filippo Vari

Professor Titular da Universidade Européia de Roma

primeiro manda

Professor Carlos Fernando Mathias de Souza

Professor Titular da Universidade de Brasília

Membros honorários do
Instituto Ítalo-Ibero-Brasileiro

maximo-vari

Professor Doutor Massimo Vari

Vice-Presidente emérito da Corte Constitucional Italiana
(in memoriam)

luiz-vicente

Professor Doutor Luiz Vicente Cernicchiaro

Professor Titular da Universidade de Brasília e Ministro do Superior Tribunal de Justiça
(in memoriam)

carlos-alberto

Professor Doutor Carlos Alberto Menezes Direito

Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ e Ministro do Superior Tribunal de Justiça e Ministro do Supremo Tribunal Federal
(in memoriam)

luiz-carlos-fontes

Professor Doutor Luiz Carlos Fontes de Alencar

Professor da Universidade de Sergipe e de Brasília e Ministro do Superior Tribunal de Justiça
(in memoriam)

altamiro-galindo

Professor Altamiro Belo Galindo

Presidente do Conselho Consultivo do IIB

alvaro-cesar

Professor Dr. Álvaro Cesar Iglesias

Presidente do Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito CBFD

O Instituto Ítalo-Ibero-Brasileiro prima pela participação de profissionais de elevado nível cultural, experiência e formação acadêmica de ponta.

NEWSLETTER